Além de orientar o consumidor quanto ao controle
orçamentário, o material fornece informações sobre como limpar o nome na praça,
dicas práticas de consumo consciente e recuperação de crédito.A cartilha,
lançada no mês em que se comemoram os vinte anos da aprovação do Código de
Defesa do Consumidor pelo Congresso Nacional, foi desenvolvida pelo
Departamento de Crédito e Cobrança em conjunto com a área de Sustentabilidade
da Casas Bahia, em parceria com a Aviv Comunicação, agência de comunicação
corporativa especializada em sustentabilidade. A redação do material ficou a cargo de Ângela Crespo,
jornalista com experiência em temas relacionados com a defesa do consumidor. A
primeira fase tem uma tiragem de 250 mil exemplares.
O enfoque prático e a linguagem didática, porém sem
infantilismos, contribuem para desmistificar o tema tornando-o acessível a
todas as pessoas. “Ao contrário de outros materiais sobre o assunto, que
são verdadeiros dicionários de termos técnicos, nesta cartilha o enfoque é
prático, mostrando como se faz a gestão financeira”, ressalta Silvia Dias,
diretora da Aviv Comunicação.“Ao longo de 20 anos recebendo manifestações de
consumidores sobre todo tipo de situação, percebi que há uma grande carência de
informações práticas que o ajudem a solucionar seus problemas”, explica Ângela
Crespo.
O lançamento da cartilha da Casas Bahia integra o rol de
ações de Responsabilidade Social da empresa. “A responsabilidade na
concessão de crédito aos nossos clientes é parte fundamental do DNA de Casas
Bahia”, lembra Paulo Santos, diretor de Crédito e Cobrança. “E a
orientação sobre como gerir suas finanças é fundamental em um cenário de
crédito mais abundante”, completa.
Veja também: http://blogs.estadao.com.br/no-azul/2010/09/15/casas-bahia-lanca-cartilha-sobre-financas/